quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Eletricidade e Energia X Água e Aquários.

Todos nós sabemos da importância de manter o equilíbrio entre os parâmetros
físico-químicos de nossos aquários, e para isso dispomos de inúmeros equipamentos que nós ajudam a estabelecer uma condição de bem estar para nossos animais.
Seja qual for a nossa predileção, quando tratamos com a combinação Energia e Água, devemos que ter a maior atenção para com os riscos que corremos de termos problemas elétricos e ou choques elétricos.
E muito comum queremos equipar nossos aquários com Bombas, Filtros, Iluminação, Aquecedores, Chillers, Aeradores entre outros. Todos estes equipamentos elétricos ligados de alguma forma dentro ou muito próximos de nossos aquários. Resolvi escrever este tópico, pois percebi o risco de vida que muitos de nós aquaristas corremos de forma desnecessária.
Quando determinamos um local em nossa casa para termos o aquário, não damos à devida atenção a carga de energia que iremos demandar naquele ponto. Muito comum dimensionarmos o N° de equipamentos que iremos necessitar para a montagem e quanto percebemos estamos cercados de fios e tomadas ligadas à diversos Plugues “ T “ ou Benjamins, como também barra de extensão ou filtros de linha.
Na verdade nunca consultamos um profissional capacitado e temos a impressão de que tudo esta correto.
Ledo engano, Você esta colocando em risco a sua Vida, o seu Lar, e com certeza o bem estar de seus Animais como também a durabilidade dos seus equipamentos.
A utilização de dispositivos para conectar diversos equipamentos e aparelhos elétricos, ligados a uma única tomada ou ponto de energia, gera um aumento de demanda de corrente, ou seja, um aumento da Amperagem na rede elétrica, isso gera calor e aquecimento que compromete os isolantes que por sua vez se fundem e queimam provocando assim curto-circuito, choque e incêndio. No Brasil como em muitos lugares no mundo os circuitos elétricos residências são baseados em uma carga de no máximo 10 Ampères.
E muito importante ter consciência da carga elétrica de cada equipamento, e distribuir de forma segura entre as diferentes fases da rede.
Em especial quando lidamos com Estufas ou muitos aquários. Recentemente perdi um temporizador em minha estufa devido à sobrecarga, o que me custou algumas horas de trabalho.
Importante salientar que quando se trata de Aquários Marinhos a preocupação ainda e bem maior, já que a água salgada e um excelente condutor de corrente elétrica, devido aos diferentes íons de sais.
Um grande Amigo e Professor uma vez me dize, que perdeu um colega de laboratório em virtude de choque elétrico em um Cultivo Marinho, isso por se tratar de área sempre com muita umidade e superfícies molhadas.
Alerto para as condensações que se forma em tampos de luminárias e Armários onde se encontram Sump, skimmers, Bombas e Filtros, locais onde normalmente temos interruptores elétricos e tomadas de energia. Estes cuidados básicos são para nossa própria saúde e devem ser motivo de constantes manutenções e revisões.


Tarciso Lopes.

Um comentário:

  1. opa, como vai?
    preciso comprar alguns para começar o hobby, entao por favor me mandem um email que quiser vender, criadores do parana de preferencia
    Michel
    email msn : m.s.cavalheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir